terça-feira, novembro 29, 2005

Objectos


Um objecto não é apenas o que vemos mas também o que significa


Vejo esta frase todos os dias, no metro, a caminho do trabalho.
A primeira coisa que me veio à cabeça foi um prato (de bateria): para a maioria das pessoas será mesmo só aquele objecto, mais ou menos bonito, dourado, redondinho quase sempre.
Para mim é mais qualquer coisa, em que pequenas variações fazem a diferença entre um bocado de lata e um instrumento musical muito sensível; momentos bem passados...
Tenho um há já cinco ou seis anos, bem "martelado", que espero nunca partir, ganhei-lhe afeição, que não é material, é já sentimental e pessoal e concreta.
Falem-me dos vossos objectos (se vos apetecer...).

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois para mim um prato serve essencialmente para comer. Afinal o valor sentimental e a afinidade que estabelecemos com os objectos varia de acordo com a nossa visão e particularmente com a capacidade de ir para além do material... Um dos objectos sobre o qual não posso passar são ... coisas mesmo de gaja. Não pelo adorno em si, mas pelo toque e textura.

Gosto de uns bons lençois no aconchego do lar... que bom...

10:05 da manhã  
Blogger Unknown said...

um isqueiro bic vermelho. tenho de ter sempre um. já me ofereceram dezenas de isqueiros, de várias formas, marcas, feitios e preços.

mao o que eu gosto mesmo é de um bic pequeno e vermelho.

... e a guitarra. velha, descascada, empenada. mas é só naquela que gosto de tocar. é mais que uma guitarra, é a história dos meus últimos 14 anos.

10:47 da manhã  
Blogger laura said...

Tenho muitos objectos sem valor comercial que insisto em preservar. Uns são velharias, outros são recordações. Como esta máscara, que andou pendurada na minha mochila durante cerca de 2 semanas, enquanto fazia a minha "lua de mel" a viajar de comboio por Itália. É uma recordação desses tempos felizes. ao mesmo tempo alegre, ao mesmo tempo com um sorriso malévolo.

10:49 da manhã  
Blogger Hugo Brito said...

Dizia-me uma pessoa, muito querida,
que os objectos lhe causam alguma confusão.

A expressão exacta, em relação a um dos meus objectos preferidos,
aqui
diz o seguinte, sobre o que fotografei em NY em Julho quase desmaiado, por excesso:

(na secção dos comentários, sobre a imagem)
...é boa para concluir que é tão fácil humanizar objectos (para mim)
que acho que, de certa forma, sinto que os objectos também
precisam de ajuda... para esquecer...

10:53 da manhã  
Blogger Poor said...

uma bussola, ando sempre com uma!

12:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home