quinta-feira, dezembro 15, 2005

o baterista enquanto criança...

alegoria de um sonho

6 Comments:

Blogger Unknown said...

lembrei-me da glósóli, dos sigur rós. essa imagem tem tudo a ver.

10:14 da manhã  
Blogger merdinhas said...

N.L.
Lembrei-me de um livro infantil.
"Coração" de Amicis. E repensando a leitura, de que me lembro muito mal, lembro-me de tamborzinho, um miudo que fica sem uma perna (morre?) quando, durante a guerra, sobe a uma árvore para ver se há tropas inimigas à vista.
Salva um punhado de soldados mas morre ou fica estropiado.

Hoje, a graça que o livro tem é perceber que Familia, Pátria, Moral e Trabalho eram os valores a impingir aos leitores. Muito à italiana.

10:49 da manhã  
Blogger Hugo Brito said...

Die Blechtrommel (Alemanha, 1978, cor, 104 min, ficção)

Direcção: Volker Schlöndorff. Actores: David Bennent, Angela Winkler, Mario Adorf.

Filme baseado no romance homónimo de Günter Grass. Quinze anos antes da Segunda Guerra Mundial, nasce em Danzig o menino Oskar Matzerath. Quando completa três anos afasta-se definitivamente do seu mundo pequeno-burguês, recusando-se a crescer. Assim, assume o papel de “Oskarzinho” para poder escapar à beatice reinante no meio em que vive, representada principalmente pelos pais e o amante da mãe. Oskar distancia-se cada vez mais do seu monstruoso quotidiano – uma sociedade que pouco a pouco vai mergulhando no fascismo – expressando o seu protesto com enervantes rufares de tambor e gritos lancinantes. Só quando o “horror marrom” chega ao fim, e os alemães abandonam Danzig para se estabelecer no lado ocidental, é que Oskar decide crescer: agora deseja desempenhar um papel actuante no futuro que desponta...

Sínopse retirada daqui: http://www.usp.br/cinusp/mostras/novo_cinema_alemao/index.php#6

Se vires o filme vais ficar espantado com a semelhança. ;)

11:26 da manhã  
Blogger Poor said...

eu lembrei-me de um filme de terror!(don't ask!)

2:50 da tarde  
Blogger Bill said...

lol deve ser aquele último da carreira do Christopher Reeves em que ele andava por uma cidade controlada por meninos de cabelo branco que não eram mais do que aliens... Realmente a imagem perturba pq se trata de uma pureza excessiva, quase... demoníaca.

1:36 da tarde  
Blogger disparosacidentais said...

obrigado hugo brito por me lembrares desse filme, visto à tantos anos, e do qual não sabia praticamente nada (a não ser que me impressionou muito).

6:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home