quarta-feira, março 15, 2006

livro - o Museu Nacional do Acessório e do Irrelevante


Dimiti Sikorsky nunca compreendeu porque se fecham as pessoas dentro de carros, durante horas a fio, com o rádio a balbuciar inanidades a um volume absurdo.

Nem porque estão as televisões ligadas 24h por dia
. “Uma cloaca de histeria e vulgaridade.”

Nem porque há música em todos os lugares e circunstâncias embora ninguém a escute. “A distracção é a grande força dissolvente do nosso tempo.”

Ou porque tagarelam as pessoas sem cessar. “parece que vem aí chuva” “este ano não há verão” “é uma vergonha” “não me lembro de alguma vez ter chovido assim em Abril”.

Porque se comprazem em narrar detalhadamente os mais ínfimos e irrelevantes acontecimentos. “foi na avenida oppenheimer em frente aos armazéns zlot… veio uma rajada de vento e virou-me o guarda-chuva ao contrário”.

Porque repetem vezes sem conta os mesmos argumentos. “parece que vem aí chuva” “não me lembro de alguma vez ter chovido assim em Maio”.

Porque insistem em dar a conhecer ao mundo os seus irrisórios pontos de vista. “ninguém me tira da cabeça que a culpa deste desconcerto é desses discos voadores que andam por aí”.

O que leva afinal as pessoas a procurarem estar imersas numa torrente ininterrupta de sons e palavras. “este ano não temos verão” “a culpa é do el nino”.


“Tudo isto não é mais que uma tentativa de evitar que a morte tenha a última palavra… só que à morte pouco lhe interessa a que cabe a última palavra… pois dela será sempre o último silêncio.”

A última palavra, José Carlos Fernandes


Fez-me pensar um pouco no universo bloguiano…

12 Comments:

Blogger Jazz Manel said...

Já vi que este não vai ser necessário emprestar-te!...A mim falta-me o 5º e 6º volume...só para fanáticos.

9:37 da manhã  
Blogger PR said...

a insistência, a insistência...

11:28 da manhã  
Blogger M.M. said...

Muito interessante.
"O que leva afinal as pessoas a procurarem estar imersas numa torrente ininterrupta de sons e palavras"? O facto de se recusarem a estarem sozinhas com a sua própria cabeça. O que é lamentável.

2:59 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

às vezes isto de blogar é um bocadinho assim...

8:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

comprei há umas semanas o meu primeiro volume da pir banda do mundo e apreciei bastamte, fez-me lembrar um pouco o meu amigo Miguelanxo Prado, embora o Miguelanxo seja um pouco mais louco.
No universo dos belogues há de tudo. é uma berdade.

10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e ainda bem. é uma democracia virtual.

10:15 da manhã  
Blogger merdinhas said...

Esses agradeço ao Jazzmanel...tinha oferecido um antes de o ler (só pela "onda")mas depois acabei por comprar e ler.
E hei-de ler mais.
p.s estava complicado chegar ao teu blog...

11:36 da manhã  
Blogger laura said...

tens razão. faz pensar muito nas banalidades do universo bloguiano. e no quanto precisamos de dizer/escrever essas banalidades. porquê? e não será também uma banalidade estarmos a discutir isto? o que é uma banalidade?

12:53 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

pois... vais sexta ou sábado aos dead combo? eu vou sexta. abraço

2:57 da tarde  
Blogger laura said...

vou sexta também. beijo.

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

.
"a distracção é a grande força dissolvente do nosso tempo"
.
indeed...
.

12:30 da manhã  
Blogger Sunday Morning said...

estou a iniciar o percurso na leitura do Bd a pior banda do mundo

10:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home